Produção paralisada

Operação policial faz Fiocruz fechar fábrica de medicamentos no Rio

Equipe do Bope chegou a realizar buscas dentro do local

A produção de medicamentos foi paralisada
A produção de medicamentos foi paralisada |  Foto: Alexandre Mattos/Farmanguinhos/Fiocruz

Em consequência de uma operação policial no entorno do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, a direção da unidade paralisou a fabricação dos medicamentos e dispensou os trabalhadores, na manhã desta sexta-feira (10). 

De acordo com a Fiocruz, uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar chegou a realizar buscas na fábrica de medicamentos. Não houve, no entanto, disparo de tiros, e ninguém foi ferido ou preso no interior da unidade.

A Fiocruz informou também que fez contato com a Polícia Militar e a Polícia Federal, e ficou acertada a realização de uma reunião na próxima semana para tratar da situação crítica de insegurança na área, que já havia provocado outras interrupções da produção.

Farmanguinhos é a unidade da Fiocruz que ocupa o papel de principal laboratório público fornecedor de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolve pesquisas de alta tecnologia no campo farmacêutico.

A presidência da Fundação disse que considerou grave a situação atual de insegurança na região, que põe em risco a integridade física de seus trabalhadores e da comunidade local.

< Via Dutra é liberada parcialmente após deslizamento de barreira Vídeo: entregador se atrapalha e derruba engradados de cerveja <